DECORAÇÃO: Dez Dicas Para DECORAR AMBIENTES Menores! 1

DECORAÇÃO: Dez Dicas Para DECORAR AMBIENTES Menores!

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O Palácio Ducal (em italiano: Palazzo Ducale) de Mântua é um palácio ducal, constituído por um conjunto de edifícios, na cidade italiana de Mântua, Lombardia. Foi desenvolvido entre o século XIV e o século XVII na nobre família dos Gonzaga como sua moradia principal pela capital do seu ducado. Os edifícios estão ligados por corredores e galerias, enriquecidos por pátios interiores e amplos jardins. O complexo inclui cerca de 500 salas e ocupa uma área com cerca de 34.000 m2. Apesar de ser mais popular pelos afrescos de Mantegna pela Camera degli Sposi (Sala dos Esposos), detém diversos outros elementos arquitetónicos e pictóricos significativos. Torre do sino e igreja de Santa Bárbara.


As partes mais antigas do palácio são o Palazzo del Capitano (Palácio do Capitão), construido no início do século XIV pelo Caitão do Povo Guido Buonacolsi (cuja família governou Mântua entre 1271 e 1328) e a Magna Domus. No término do mesmo século, Bartolino da Novara, um dos mais conhecidos arquitetos militares da época, ergueu o Castelo de São Jorge.


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A Domus Nova foi concluída um século mais tarde por Luca Fancelli. Fancelli foi causador da porção chamada de Corte Nuova (Corte Nova), incluindo os aposentos ducais com os conhecidos ciclos de afrescos de Giulio Romano. A igreja de Santa Bárbara, que desempenhou o papel de capela palatina (Basílica Palatina) pros Gonzaga, foi desenhada por Giovan Battista Bertani.


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XVI e XVII, o pintor e arquiteto Antonio Maria Viani montou os aposentos de Vicente I e as chamadas Sala das Metamorfoses e Loggia de Eleonora. Os Gonzaga viveram no palácio entre 1328 e 1707, no momento em que a dinastia se extinguiu. Subsequentemente, os edifícios assistiram a um ligeiro declínio, http://www.tumblr.com/tagged/decoracao revertido no século XX com um método de restauro e a adaptação da área a museu.


Detalhe dos afrescos de Andrea Mantegna na Camera degli Sposi do Palazzo Ducale di Mantova. Teto da Camera degli Sposi. Parede da corte. https://www.inoreader.com/bundle/0014cd63e187 . A entrada no palácio é feita pela Piazza Sordello, pra qual os edifícios mais antigos, o Palazzo del Capitano e a Magna Domus, abrem.


A Galleria Nuova é um corredor construido em 1778, por Giuseppe Piermarini, pra ligar o aposento Guastalla ao aposento do Duque. Esta acolhe vários adornos de altar, datadas do começo do século XVI ao encerramento do século XVIII, por Francesco Borgani, Carlo Bononi, Spagnoletto e outros. A galeria termina pela grande Sala degli Arcieri (Sala dos Arqueiros), na qual se encontrava o apartamento do Duque Vincenzo.


Esta galeria é famosa por uma obra de altar de Peter Paul Rubens (1605), originalmente parcela de um tríptico da igreja da Santíssima Trindade na cidade, retratando a “Família Gonzaga em Adoração à Santíssima Trindade”. Segue-se portanto a Galleria degli Specchi (Galeria dos Espelhos): esta foi construida como uma loggia aberta perante Vincenzo I, com uma decoração neoclássica acrescentada entre 1773 e 1779. A abóbada foi pintada a fresco por dois pupilos de Guido Reni. Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons; podes estar sujeito a condições adicionais. Para mais dados, consulte as condições de utilização.


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“A parcela inferior foi revestida em mármore Carrara Bianco, as colunas laterais imprimem um tom mais clássico e os nichos valorizam equipamentos de estima do casal. No fim de contas, o painel central esconde o duto da lareira”, explicam as arquitetas Helaine Góes Pinterich e Ester Kloss. Embutida em uma apoio de mármore bronze Armani, a lareira é encaixada pela constituição do móvel e painel de Televisão. “Acima dela há aplicação de vidro preto até a prancha superior, pela qual transpassam os lustres de cristal”, contam as arquitetas Helaine Góes Pinterich e Ester Kloss. A sala de estar faz parte do projeto de um apartamento em Curitiba (PR).


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